A vida enterior

Ser pai trouxe-me uma visão diferente da vida em muitos aspectos. Algo que me aturdiu, foi a percepção da quantidade de coisas que esquecemos; Coisas antigas, preciosas, de descoberta maravilhada. A primeira impressão do mundo nunca é recordada, pois a consciência ainda não está suficientemente desenvolvida para que a memória se conserve para toda a vida. Acredito, no entanto, que essas impressões iniciais sejam evocadas para sempre; E que nos influenciem decisivamente na nossa relação com o próximo, nas preferências artísticas ou na postura que assumimos perante a vida.

Agora a bebé dorme na sala do café. Existe na sua esfera ambiente a música de fundo, o barulho dos carros lá fora, a conversa dos clientes e do empregado, o frio que entra pela porta aberta, o cheiro a bolos e torradas, o entrechocar da loiça depositada nos tabuleiros… Que sonha a minha menina? Que sonha um ser desconhecedor das palavras, que só se exprime precariamente por monossílabos? Que imagens produzem os seus neurónios e com que sabores por sinestesia?

Também eu já dormi num destes carrinhos. E andei ao colo, caguei-me e chorei. Absorvi cada imagem como Colombo descobriu a América: sem perceber nada do que estava a ver mas perfeitamente deslumbrado. O que é hoje feito destas recordações? Tornaram-se impressões, leves como uma brisa de Primavera, fugídias como o primeiro arrepio de Inverno, como o cheiro a castanhas no Outono ou a marezia no primeiro dia de praia. Estão impregnadas tão fundo em nós que mal começamos a pensar nelas as tapamos com um raciocínio de betão. São como a aura, que nos abraça e nos tem, mas nem sequer pertence a este mundo. Rodeiam-nos como nos altares os querubins se dispõem à volta do Deus velho.

One thought on “A vida enterior

  1. r diz:

    Lá estou eu a redescobrir um amigo…
    Estou a gostar….

Deixe uma Resposta

