Reescrevendo 2 conhecidas sentenças e introduzindo 2 adivinhas

Dizia Sócrates: “Só sei que nada sei”. Frase bonita e que fica na memória das pessoas, ainda milénios depois. Mas contém em si uma falsidade, pois ao saber que nada sabia, Sócrates já sabia uma coisa. Apesar de perceber que se tratou dum artifício linguístico, custa-me muito pensar que este grande amante da sabedoria e opositor dos falaciosos Retóricos ficou célebre na História com uma estrondosa contradição.
Deveria antes ter dito que só sabia uma coisa. Por lógica elementar, deduziríamos imediatamente que, só sabendo uma coisa, o que sabia era precisamente que só sabia uma coisa; E que nada mais conhecia de qualquer outro assunto.
Portanto, a partir de hoje o dito deverá ser “Só sei uma coisa“. A partir deste raciocínio pode-se ainda tirar uma adivinha: “Só sei uma coisa, qual é ela? Isto mesmo“.

E que tal a afirmação “Não há regra sem exceção”? É claro que se trata duma regra, portanto terá uma exceção. Ou seja, haverá pelo menos uma regra sem exceção. Entrámos em contradição, a sabedoria popular tem-nos ensinado uma falsidade!
Deveria antes ser dito que só há uma regra sem exceção. Mais uma vez pela lógica, terá de ser ela própria a única regra sem exceção. Não sendo esta lógica tão elementar, elaborá-la-ei um pouco mais: “Só há uma regra sem exceção”; Imaginemos que a regra sem exceção era outra, então a regra inicial tem pelo menos uma exceção; Qual poderá ser a exceção a “Só há uma regra sem exceção”? Não haver regra sem exceção, já vimos que é uma contradição, logo a única exceção possível é haver outra(s) regra(s) sem exceção, mas então haveria mais de uma regra sem exceção, o que contradiz a hipótese; QED.
Portanto, a partir de hoje o dito deverá ser “Só há uma regra sem exceção“. A partir deste raciocínio pode-se ainda tirar uma adivinha: “Só há uma regra sem exceção, qual é ela? Esta mesma.“.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s